Memorial fotográfico da cidade de Pombal-PB

0
1434

Aliam Maria Ferreira

Aliam Maria Ferreira Bezerra

Consultora REDEM – Brasil

 

Memorial apresentado ao professor, Misael Nóbrega, como requisito para obtenção de crédito no Componente Curricular: Metodologia Científica do Mestrado em Docência da Educação, ministrado pela Faculdade do Norte do Paraná – FACNORT. POMBAL – PB 2014 

RESUMO
As relações humanas no mundo favorecem possibilidades de criarem e recriarem o lugar que o cerca. Imbuídos por essa realidade, pode-se notar, através deste Memorial sobre a cidade de Pombal – PB, que os pombalenses foram capazes de desenvolver, muito bem, os monumentos arquitetônicos caracterizadores de épocas, pois percebe-se na trajetória deste trabalho quanta história há para se contar, visto que o grupo focou de forma objetiva e subjetiva sete pontos que abrirão bem os olhos de estudiosos, geógrafos historiadores e aficcionados por realidades de um povo que sabe fazer sua própria história. O trabalho inicia-se por uma apresentação geográfica da cidade, seguidamente, faz uma retrospectiva dos antigos pontos históricos para depois inserir um novo olhar aos pontos históricos atuais, viajando nesse dislumbramento pela história da ferrovia, realidades macabras da Cruz da Menina, histórias de fé vivenciadas na tradicional Festa do Rosário, além de uma abordagem documental sobre o projeto: As Sete Maravilhas de Pombal.
PALAVRAS CHAVES: Pombal. Memorial. Monumentos. Arquitetônicos

ABSTRACT
Human relations in the world to create and promote opportunities for recreating the place the fence. Imbued with this reality , it can be noted through this Memorial over the city of Pombal – PB , which pombalenses were able to develop very well , characterizing the architectural monuments of times because it is perceived in the course of this work how much history there to tell, since the group focused on the objective and subjective seven points to open wide the eyes of scholars , geographers, historians and aficionados realities of a people that do know their own history . The work begins with a geographical presentation of the city, then , a retrospective of the ancient historical sites and then insert a new look at the current historical sites , traveling dislumbramento in the history of the railroad , macabre realities of Cross Girl , stories of faith experienced in traditional Feast of the Rosary , and a documentary approach to the project : the Seven Wonders of Pombal.
KEYWORDS: Pombal. Memorial. Monuments. Architectural.

INTRODUÇÃO
O memorial fotográfico da história do Município de Pombal Paraíba, proporciona ao leitor e visualizador das imagens e textos, um conjunto informações histórico geográfico e atuais, que permitem uma viajem no tempo e evidenciam algumas abordagens contemporâneas capazes de subsidiar pesquisas, visto que a fundamentação do trabalho tem um punho científico.
A parte introdutória do memorial destaca o município através da vista aérea em que contemplamos a paisagem geográfica formada pelo contraste entre a paisagem natural e cultural lado a lado, a presença do Rio Piancó e suas verdejantes matas ciliares contornando o rio no lado oeste, enquanto na parte leste as edificações culturais históricas imponentes registram a marca arquitetônica de uma sociedade desbravadora que valoriza a historia e não deixa que o tempo apague.
No contexto da relevância do trabalho observa-se a necessidade desse resgate escrito e fotográfico de uma das primeiras civilizações da região do sertão da Paraíba do século XIX, que em meados de 1927, começou a passar por transformações urbanísticas e sanitárias que objetivaram torná-la uma cidade moderna.
O apogeu do período clássico das antigas ferrovias em Pombal foi marcado durante o ano de 1932, com a inauguração da Estação Ferroviária, sobe à administração da Rede de Viação Cearense, interligando as principais capitais do nordeste transportando pessoas e mercadorias.
É pertinente ressaltar que contamos com um arcabouço como a Festa do Rosário: Mistura de Fé, Cultura e Tradição reunidas em um único trabalho, além de fatos marcantes como o da Cruz da Menina ocorrido durante o período de seca de 1877, uma das piores estiagens de todos os tempos.
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o trabalho educacional desenvolvido pela Escola Municipal Prof° Newton Seixas, através do qual ocorreu o desejo dos educando em parceria com os professores e participação da sociedade em geral a fim de desenvolveram o projeto: As Sete Maravilhas de Pombal.

Comparta en sus redes sociales

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí

*