Projeto de leitura caminhando com o universo literário

0
1190

Aliam Maria Ferreira

Aliam Maria Ferreira Bezerra

Consultora REDEM – Brasil

 

Projeto apresentado à Secretaria de Educação e Cultura para avaliação da Comissão julgadora do Prêmio Mestre de valor.

 

INTRODUÇÃO

A leitura se constitui como um grande problema social da atualidade. Professores, educadores, conscientes desta realidade, se deparam com a falta de instrumentos pedagógicos ou psicopedagógicos, nas avaliações de leitura, que, muitas vezes, necessitam dar resultados concretos e com caráter mais científico e principalmente terem presentes os níveis de aquisições atingidas para servir de indicativos e assim, criarem novas estratégias, diversificados recursos e técnicas para a evolução nos processos de aprendizagem.

Este projeto pretende ressaltar a importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino fundamental II.

O motivo norteador que nos impulsionou pesquisar essa temática é o fato de sermos professoras e percebermos diariamente que há crianças com dificuldades diversas, principalmente em torno do desenvolvimento da leitura, e o quanto as crianças trazem de bagagem para socializar em sala de aula. Além disso, também percebemos o quanto o professor pode transformá-la em ferramenta de uso pedagógico para o desdobramento de habilidades na leitura, já que, segundo FREIRE, (2009, p.15)

 

Mas, é importante dizer, a “leitura” do meu mundo, que me foi sempre fundamental, não fez de mim um menino antecipado… Fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz.

 

A educação escolar precisa proporcionar momentos prazerosos de leitura que abarcam todo o contexto familiar e social em que o aluno está envolvido, potencializando a formação de um sujeito crítico e reflexivo; pois é necessário que as práticas do professor em sala de aula (e fora da sala) satisfaçam as necessidades reais do aluno, considerando-o participante ativo do seu processo de aprendizagem. O mesmo já chega à escola com um conhecimento de mundo bem amplo, competindo à escola sistematizar esses dados com propostas pedagógicas que atendam às necessidades específicas em relação à aquisição da leitura convencional.

 

O tema tratado neste projeto é relevante porque as possibilidades que as habilidades de leitura trazem são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade em geral. Estando na era da informação, e para atender essa demanda, é necessário que se trabalhem as habilidades da leitura, proporcionando assim condições favoráveis ao desempenho intelectual e social do sujeito. Sabemos também que é papel da escola trabalhar o desenvolvimento e sistematização das referidas habilidades, todavia, percebemos que as ações pedagógicas desenvolvidas pela escola não estão condizentes com esse papel.

 

Os gêneros literários possibilitam o despertar pelo gosto da leitura, por abarcarem o imaginário, o lúdico tão apreciado pelo público infanto-juvenil. Apresentando-se, dessa forma, como meio indispensável para leitores em formação.

 

Comparta en sus redes sociales

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí

*