Boletín Quincenal desarrollado por REDEM . Powered by PUBLIGRAFICO Design     -   2010
31 de Enero del 2010
PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR)

BOLETÍN  REDEM
1 Justificativa

Atualmente o sistema de ensino brasileiro, vem passando por processos de mudanças estruturais e conceituais, mediante as exigências sociais, que anseiam por uma educação com resultados práticos no cotidiano, que instrua para a diversidade e a autonomia de reconstrução de conhecimentos e saberes no processo constante de "aprender aprender". A pressão dos movimentos sociais, de entidades não-governamentais atuou de forma decisiva para os debates e implementação de políticas que promovam a superação das desigualdades entre as diversas áreas de conhecimento, cuja freqüência é evidenciada na exaltação de um saber em detrimento de outro.

O interesse pela proposta ora exposta emana de inquietações, observações e a aplicação de pesquisa com professores e alunos em diversas escolas (municipais e estaduais) do Ensino Fundamental do estado do Maranhão, na qual se constatou que 80% dos docentes pesquisados desconhecem a Lei 10.639/03 e por conseqüência não abordam a temática em sala de aula. Porém, os inquiridos (professores e alunos) consideram importante a inserção de História Afro-brasileira nos currículos escolares.

No entanto, apontam causas visíveis e compreensíveis para carência comprovada em pesquisa, tais como o desconhecimento total ou parcial da lei, o engavetamento da mesma pelos gestores das escolas e a falta de divulgação e discussão dos conteúdos no ambiente escolar. Circunstancialmente quarenta pessoas das cinqüenta do GP (grupo pesquisado) relataram a ausência e a omissão de estado e município de São Luis,  na promoção de atividades, estudos e plenárias que contemple a questão étnico-racial para a formação de educadores, contribuindo para perpetuação de práticas educativas preconceituosas.

Nombre:
E-mail:
Comentarios:
Comentarios
   Por: Telma Bonifacio dos Santos Reinaldo 
            Miembro Consultor REDEM en Brasil