BOLETÍN  REDEM
Boletín Quincenal desarrollado por REDEM . Powered by PUBLIGRAFICO Design     -   2009
31 de Mayo del 2009
A importância da Pesquisa Etnográfica na educação brasileira a partir dos anos 90

Nombre:
E-mail:
Comentarios:
Comentarios

       

RESUMO

O artigo versa sobre a etnografia como abordagem de investigação utilizada por antropólogos, sociólogos e educadores na descrição detalhada da vida cotidiana de populações investigadas. O método qualitativo é o que melhor se adequou na investigação da realidade escolar através da investigação etnográfica que possibilita o conhecimento de todas as variáveis que influenciam o contexto escolar, como sujeitos, lugares, relações e significados.
Palavras - chaves: Etnografia; Realidade Escolar; Método Qualitativo.


INTRODUÇÃO

O trabalho objetiva fazer uma incursão pela trajetória da pesquisa etnográfica, objetivando uma breve revisão da importância da pesquisa etnográfica e de como ela é apropriada no Brasil pelos estudiosos da Antropologia e da Educação. Para alguns estudiosos da educação "a etnografia significa uma descrição cultural", ou seja, a descrição de um grupo social, posteriormente outros autores atribuíram ao termo seu sentido etimológico ou seja sua origem grega, (grapheim) e (ethnos),  significando "uma descrição do estrangeiro", (ANDRÉ, 1995: 27), utilizada para descrever um grupo cultural, sendo apropriada posteriormente pela antropologia descritiva como um dos modos de vida da humanidade e introduzida como uma forma de descrição social científica de uma pessoa ou de grupos sociais primitivos específicos com a finalidade de reconstruir alguns cenários ou realidades culturais ágrafas ou não, a partir das crenças, dos comportamentos, dos valores desses grupos.


                                                                                                                                                                          VER DOCUMENTO COMPLETO
   Por: Telma Bonifacio Dos Santos Reinaldo    
            Miembro Consultor REDEM en Brasil    
COMENTARIOS
Nombre: Katia Maria Bastos
E-mail: katiabasttos@yahoo.com.br
Comentario: Gostei do resumo do seu texto. Cliquei em \"Ver documento completo\", pois pretendia savá-lo para lê-lo em outro momento. Então percebi que no documento completo não consta o nome da autora. Fica a sugestão de acrescentá-lo. Pois, do jeito que está, o texto fica sem fonte de referências. Grata pela atenção.
Kátia.

Nombre: Alexandre Tenório do Nascimento
E-mail: alextenorio@ig.com.br
Comentario: Achei muito bom o seu trabalho, pretendo fazer um nesses moldes para pré-projeto de mestrado, o tema é gêneros orais nas 1ª  a 4ª séries do fundamental. Vc poderia me dá umas dicas. Abraço, foi um prazer encontra-la.


Nombre: cassia regina dias pereira
E-mail: cassia diaspereira@yahoo.com.br
Comentario: Muito claro e objetivo seu artigo. Pretendo elaborar meu pré projeto de doutorado dentro da pespectiva etnografica. O tema é O programa de desenvolvimento educacional PDE para professores da rede de ensino básico da secretaria de educação do Estado do Paraná.
Gostaria de trocar algumas ideias para melhor estruturar meu projeto.
Agradeço sua atenção.
professora Cássia regina Dias Pereira.

Nombre: maria oneide lino da silva
E-mail: linoneide@hotmail.com
Comentario: pretendo desenvolver o meu projeto de pesquisa para o mestrado em educação através da modalidade de observação participante de tipo etnográfica, gostaria de mais informações sobre a mesma, no sentido de desenvolver na prática do cotidiano escolar.