A importância de se Realizar Pesquisas sobre Professores com deficiência na Perspectiva da Educação Inclusiva

0
278

Gilvan Pereira da Silva Lima

Gilvan Pereira da Silva Lima

Consultor REDEM – Brasil

 

 

Se a inclusão, presença de alunos com deficiência na rede regular de ensino ainda incomoda muitos que não acreditam nos benefícios da diversidade e na aprendizagem enriquecedora que ela pode proporcionar a todos, que dizer da situação de professores com deficiência que ministram aulas na rede regular de ensino? Será que chegam a 1% ou mais do total de professores no Brasil? E no mundo?
Informações a esse respeito tornam-se muito importantes que sejam levantadas para se verificar se a educação está caminhando para ser de fato inclusiva em todos os sentidos, ou será que ironicamente, a profissão de professor é tida como umas das mais dificeis e até mesmo incompatíveis para as pessoas com deficiência?

Uma investigação de abrangência nacional e até global no que se refere a professores com deficiência, revelará também dentre outros dados importantes:

• Nível de formação;

• Condições de trabalhos;

• Tipo de deficiência;

• Recursos e/ ou adaptações que utilizam ou deveriam ter a disposição e utilizar para superar possíveis barreiras no ambiente escolar de trabalho e proporcionar mais dignidade na função;

• Como é a relação destes profissionais com os alunos e com os damais colegas de trabalho?
• Eles são vistos realmente como profissionais pela comunidade escolar?

• Quais as perspectivas que ele (a)s têm sobre o futuro profissional?

É muito importante que se realize pesquisas, se colete informações mais precisas e aprofundadas sobre as pessoas com deficiência e sobre a realidade que vivem em todos os aspectos, pois quanto mais dados e informações se tenha, melhor será para buscar soluções para os problemas e dificuldades que fazem com que pessoas com deficiência ainda continuem em muitos casos às margens da sociedade.
Fato é que a situação das pessoas com deficiência tem logrado melhoras de alguns anos para cá: Conquistas, leis visando proporcionar mais cidadania… Porém, não é novidade para nenhuma delas, nem para os que compartilham da luta destas que ainda há muito para ser feito, para se alcançar uma cidadania mais concreta e abrangente na consolidação de uma verdadeira igualdade social.
E se a educação é o caminho para se mudar as atitudes de preconceito e discriminação em atitudes de solidariedade e respeito às diferenças, é preciso que ela proporcione oportunidade, igualdade e dignidade a todos, tanto alunos quanto professores com ou sem deficiência.
Em relação a Professores com deficiência, embora sejam em menor número, merecem como os demais respeito e consideração, pois podem contribuir como todos os outros professores, profissionais, cidadãs e cidadãos realmente comprometidos com a educação, para um melhor ensino mais democrático, igualitário, cidadão, para construção não apenas de escolas comprometidas com a inclusão, mas também, para a consolidação de uma educação, uma sociedade para todos, que respeita as diferenças e valoriza a diversidade da qual é composta.

DEJA UNA RESPUESTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*